COLUNISTAS / AIRTON MARANHÃO (IN MEMORIAN)

ASSIS MARANHÃO DA BANDA DE MÚSICA DE RUSSAS

Airton Maranhão (in memorian)

11//2/14/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Para quem vive emergindo lembranças de nosso município, que já foi a terra das laranjas, dos paralelepípedos, das internas do Patronato, dos padres, das freiras e dos músicos, não poderia deixar no esquecimento cenas e fatos acontecidos com um dos maiores prêmios que a banda de música de Russas recebeu, que foi a mais importante manifestação cultural de nossa cidade. Se muitos russanos não sabem, por incrível que pareça, Russas é a única cidade do Estado do Ceará que conseguiu erguer o troféu de vice-campeã brasileira, no festival nacional de bandas de música, apoiada pela prefeitura municipal. Embora sendo considerada como a melhor para ser a campeã, aquele feito de premiação marcou história de muitos músicos no município. Mas aquele prêmio reconhecido em todo Brasil, não é para alguns uma boa lembrança.Pois o feito daquela banda de música, considerada a obra-prima do festival nacional, se não fosse por intermédio desse escritor, seus participantes desapareceriam da memória dos russanos, para sempre. E, como membros daquela fenomenal orquestra, no quadro de seus músicos, faziam parte o meu avô Zé Maranhão e o meu pai Assis Maranhão.

 

Daqueles músicos, vice-campeões brasileiros, quase todos já faleceram, restando apenas um remanescente vivo, Assis Maranhão, com a provecta idade de 82 anos, hoje totalmente esquecido. E assim aconteceu com todos os outros que já faleceram. Eu mesmo tenho vergonha de registrar esse feito heróico, por ser a nossa cidade considerada a terra dos músicos, um decréscimo vergonhoso. Só resta dessa história o músico Assis Maranhão, e a Prefeitura Municipal de Russas, em nenhum tempo, fez um relato daquela memorável premiação. Nunca fez uma comemoração ao grande feito, nem mesmo uma visita ao único sobrevivente da banda de música vice-campeã do nosso país. A Casa dos Amigos de Russas, não sabe mais a quem distribuir medalhas para uns e diplomas para outros, não tão reconhecidos, e no final de ano faz um jantar festivo para os seus membros e esquece um herói vivo.

 

A Câmara Municipal cinge de louros forasteiros como cidadãos russanos, gente que nunca fez patavina para a nossa cidade, sem ressaltar os filhos ilustres da terra que partiram, e que sob o pó dos imemoráveis, dormem na vergonha do esquecimento. Academia Russana de Cultura e Arte – ARCA, ainda não compôs os seus 40 membros, pois é outra que vive de fantoche, o que não concordo, apesar de ser seu membro. A Secretaria de Cultura de Russas, sequer criou um Centro de Memória e Cultura para que funcionasse no arquivo público municipal, com documentos, fotos, feitos como este da nossa banda de música do município. Sem nenhuma honraria em breve a banda vai passar pela última vez, e sem nenhuma lembrança daquele feito que orgulhou a nossa cidade, será apenas mais um dobrado remoto, tocado por um único músico, desprezado e esquecido, meu pai, Assis Maranhão.

 

Airton Maranhão
advogado e escritor
Membro da Academia Russana de Cultura e Arte - ARCA

Airton Maranhão (in memorian)

.Originário de Russas – CE. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – Unifor, advogado militante da Comarca de Fortaleza, e romancista. Livros publicados: Deusurubu, Admirável Povo de São Bernardo das Éguas Ruças. Romances: A Dança da Caipora, Os Mortos Não Querem Volta e O Hóspede das Eras. Membro da ARCA – Academia Russana de Cultura e Arte.

Airton Maranhão (in memorian)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados