COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

SITUAÇÃO IMOBILIÁRIA DE RUSSAS

Hildeberto Aquino

10//2/23/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Quem conhece a pujança de Fortaleza sabe que o seu crescimento decorre, maior parte, em função do comércio imobiliário. A cada dia se investem altas somas de recursos propiciadas pelas entidades financiadoras - bancos públicos e particulares. Enquanto isso Russas perde grandes oportunidades de negócios à falta de regularização de documentos dos imóveis. A procura é alta, mas os documentos são, cerca de 85%, PARTICULARES e não PÚBLICOS, legalizados como deveriam, o que impede os financiamentos. Com isso deixam de ser realizados inúmeros negócios e de entrar no município altas somas de recursos que poderiam ser muito bem disseminadas no comércio local ajudando, substancialmente, o desenvolvimento estrutural e econômico-social do município. O que falta: VONTADE POLÍTICA, VISÃO, de todos ou de maior parte de quem poderia fazer algo por Russas. Desde outras administrações até a presente eu, pessoalmente, na qualidade de então representante regional do CRECI e como Corretor de Imóveis, distribui cartas orientadoras sugerindo que se promovesse, a exemplo de outras regiões do País, um forma de se regularizar essas pendências - uma modalidade de USUCAPIÃO COLETIVO - mas desde que a um custo e prazo infinitamente menores ou mesmo sem custo, para a efetiva regularização de um imóvel (casa ou terreno). Todos cederiam um pouco onde a Prefeitura dispensaria impostos para esse tipo de regularização; os cartórios cobrariam valores inferiores às custas normais; a Justiça dispensaria taxas e agilizaria as decisões coletivamente etc. Haveria a participação contributiva COLETIVA, mas que em futuro próximo todos seriam recompensados. Redundaria em benefício da coletividade. Ninguém perderia! Para tal entreguei em mão dos Prefeitos, do Juiz e Promotores da época, aos donos de Cartórios, aos vereadores e a imprensa, carta esclarecedora do propósito. Até hoje resultou em NADA! Por último, já neste ano, recorri ao vereador João Torquato que, de boa vontade, abraçou a causa e se incumbiu de convidar os envolvidos a fim de que em uma audiência pública, com o competente esclarecimento o impasse fosse resolvido. Mas até hoje poucos demonstraram boa vontade em atender o nosso chamamento. Quem ganharia? TODOS: a Prefeitura que teria controle geral dos imóveis na zona urbana e sobre os quais cobraria impostos com mais subsídios e critérios; a Justiça no que lhe coubesse; os donos de Cartórios; os atuais proprietários que teriam os seus bens legalizados para todos os efeitos jurídicos; os compradores que realizariam seus sonhos da CASA PRÓPRIA; os cartórios imobiliários; os técnicos; os corretores de imóveis, o comércio e outros indiretamente. Quem está perdendo pela não adoção da providência? TODOS! Até quando...não sabemos.

Hildeberto AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Corretor e Articulista
Russas (CE)

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)

Portanto, indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem! Clame, exija, exerça a sua cidadania ou se cale para sempre vencido.
(J. Hildeberto J. de AQUINO)

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados