COLUNISTAS / HILDEBERTO AQUINO

VIOLÊNCIA E LENIÊNCIA

Hildeberto Aquino

11//2/02/1

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Mais um assalto, mais uma ação desmoralizadora, mais uma prova da leniência governamental e das demais autoridades. Foi em Palhano (CE).  Cerca de oito homens fortemente armados e que, convictos da impunidade, tomam como reféns gerente do banco e um policial e, com metralhadoras dão rajadas exibicionistas, debochantes e atemorizadoras, dinamitam caixas eletrônicos, aterrorizam a população acuada e impotente e saem ilesos, cantando e comemorando a inoperância do Estado em termos de Segurança. Não foi mais festivo porque não conseguiram o dinheiro. Valendo-se apenas dos precários recursos contingencial e material, policiais locais tentaram atender a ocorrência, mas em vão. Curioso é que sequer deslocamento de um helicóptero e reforço compatível da capital foi feito objetivando deter os meliantes. Comenta-se que por “decisão superior (?!!!)”. Para se ter uma ideia, só o tempo que a poeira da explosão dos caixas eletrônicos passou para se acomodar seria suficiente para deslocamento de aeronaves de Fortaleza ao local. Será que a operação dessas aeronaves restringe-se à zona metropolitana de Fortaleza e o interior que se dane, como de costume? Ou será que a sua finalidade é apenas transportar e proteger autoridades?

       Enquanto isso se alardeia um novo concurso para suprimento de vagas em número de 1.000 policiais. Convenhamos, um número irrisório! Fatos outros evidenciam o crônico descaso para com a Segurança no Estado, tais como o desaparelhamento das polícias militar e civil, ambas em precárias condições estruturais para atuar satisfatoriamente, além da insistente falta de reconhecimento funcional dos policiais, tanto em termos remunerativos quanto assistencial, propiciando-lhes uma carreira segura e estimulante a fim de que se possa exigir-lhes empenho compatível. E aqui cabe outra indagação: Por que as autoridades que inflexivelmente decretam ilegalidade de greves dos policiais, determinam descontos dos dias parados, não são tão expeditos ao cobrar, com a mesma austeridade o cumprimento constitucional daqueles a quem compete, com esmero, administrar a Segurança no Estado?

       Enquanto isso, meliantes que sob pressão nas regiões Sudeste, Centro e Sul migram para o Nordeste, e a violência nesta região cresce assustadoramente enquanto continuamos apáticos ou com ações meramente paliativas, reparadoras e não proativas,  sem resultados efetivos e compatíveis.

       Acudam-nos autoridades! A população precisa VIVER - ir e vir livremente - e é um preceito constitucional que cabe aos senhores, sem favor algum, assegurar, propiciando, concomitantemente, condições de trabalho aos seus subalternos ou se assumam inaptos para a função!

 

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Visitem o Blog:  http://blogdoaquino.blogspot.com/

Hildeberto Aquino

Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO

Hildeberto Aquino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados