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22/10/2018
Reputada a água como serviço público essencial, enquadrado na Constituição Federal como direito fundamental à saúde, resta o fornecimento subordinado ao Princípio da Continuidade de sua prestação em que vedada a sua interrupção. Em julho 2010 a ONU declarou também que tais benefícios tratam-se de um direito essencial ao pleno desfrute da vida e de todos os direitos humanos.
A CAGECE que tem controle acionário do Estado é a nossa concessionária. No seu Código de Ética consta:
- Princípios: Conduzir os negócios de maneira responsável, com desenvolvimento social e ambiental, ouvindo e incorporando os interesses dos empregados, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Comprometer-se com a excelência dos processos, produtos e serviços ofertados, buscando agregar a satisfação do cliente interno e externo e a realização plena da missão da empresa. No tópico Foco do Cliente consta ainda: Atender, com excelência, as necessidades e demandas dos clientes, garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados...; Gerenciamento do impacto das atividades da CAGECE na Comunidade e mais, a CAGECE assume o compromisso de relacionar-se com a comunidade mantendo comitês permanentes ou grupos de trabalho com a participação de lideranças locais para analisar e monitorar os impactos causados por suas atividades. Isto realmente ocorre?
PERGUNTAMOS À COMUNIDADE RUSSANA:
- Você confia na água fornecida pela CAGECE como potável (que é quando a água
própria para o consumo humano, isto é, pode ser bebida)?
- Você a bebe ou apenas a usa para asseio pessoal e do lar?
- Você compra água mineral para consumir e até água procedente de salinizadores para
o seu consumo e dos seus familiares?
- Você já recebeu a conta sem que tenha havido abastecimento?
- Você já pagou juros por atrasar o pagamento em um dia apenas?
- Você nunca recebeu conta com registro de consumo acima do que é o seu padrão?
- Você já teve a sua água cortada por falta de pagamento, com ou sem aviso prévio?
- Você é atendido prontamente e cordialmente quando procura os serviços da
CAGECE para efetuar as suas reclamações?
- Você tem interrompido sistematicamente o seu fornecimento, sem que haja um motivo
de força maior para tal procedimento?
- Você é avisado 48 horas antes de ter interrompido o seu serviço de abastecimento,
conforme determina a lei, a não ser em casos especiais ou só avisam de última hora?
- Você acha correto que a CAGECE efetue as suas obras e deixe as ruas em precário
estado de conservação sabendo que jamais retomarão ao estado anterior?
- A CAGECE vem a público e ou mantém reuniões com a comunidade para esclarecer
as ocorrências das suas atividades estabelecendo prazos para conclusões dos seus
trabalhos?
- E a Prefeitura, a quem competiria acompanhar, rigorosamente, discutir e exigir a
pronta restauração dos estragos causados nas vias urbanas, bem como o estrito
cumprimento do cronograma de obras está realmente vigilante?
- E a Câmara Municipal, a quem cumpriria ouvir os reclames da população, tem
cobrado do Executivo providências nesse sentido e até analisado a conveniência de se
manter ou rescindir o contrato da CAGECE com o município?
- E VOCÊ, você ou o seu grupo ou associação já, organizadamente, cobraram do seu
vereador, do seu prefeito, já denunciaram à ARCE (Agência Reguladora de Serviços
Públicos Delegados do Estado Ceará – Fone: 0800.275.3838) ou, em última instância,
já recorreram à Promotoria Pública provocando-a para verem postas em prática as
obrigações inerentes à CAGECE e/ou aos órgãos públicos e assim fazendo valer a sua
cidadania?
Os veículos de comunicação (emissoras de rádios, jornais e TVS) são deveras
importantíssimos, imprescindíveis, mas apenas reproduzem os clamores de uma sociedade e que, no nosso caso, demonstra-se esquecida pelos poderes públicos que têm, ou deveriam ter, como incumbência maior zelar, a qualquer custo, pelo bem da coletividade.
Acordemos russanos! Não é crime ou desonra buscar o bem-estar nosso e da nossa comunidade junto a quem de direito, resta-nos decisão! Façamos nossa parte!
José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
hildebertoaquino@yahoo.com.br
Visitem o Blog: http://blogdoaquinoblogspot.com/
Nascido em Crato (CE). Formação: Língua Portuguesa e pós-graduado em Gestão Escolar. Ex-funcionário do Banco do Brasil, 1972/1997, assumiu em Russas em 1982. Corretor de Imóveis. Articulista (crônicas e poesias). Meu lema: "Indigne-se por você e por todos contra as injustiças, quais forem. Clame, exija, exerça a sua cidadania e não seja mais um abmudo!" José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO
Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão?